Roblox, raiva e revolução: protestos virtuais no jogo atacam restrição de idade

Na primeira quarta-feira de janeiro (7), a plataforma virtual de jogos Roblox implementou novas regras de comunicação: desde então, o uso do chat passou a ter restrições para crianças. Além de comprovar a idade por verificação facial, usuários só podem conversar, tanto por texto quanto por voz, com pessoas de faixas etárias parecidas, e crianças com menos de 9 anos não podem mais usar a ferramenta.

A partir da implementação, boa parte dos jogadores menores de idade não gostou das novas regras, iniciando protestos virtuais com uso de “cartazes” que podem ser segurados pelos avatares.

As frases, em sua maioria, criticam os desenvolvedores e pedem o retorno do chat aberto, com os mais criativos citando Chico Buarque e a música “Cálice”, famosa por ser uma canção de protesto durante a ditadura militar, e Maria Antonieta, “Se não tem chat, que usem as placas”.

Protestos e ameaças

Alguns usuários, na contramão dos protestos, elaboraram cartazes concordando com a medida e afirmando que ela veio de uma preocupação com a segurança dos infantes.

Sobrou, em outras redes sociais, para o influenciador Felca (Felipe Bressanim Pereira), que recebeu até mesmo ameaças de morte no Instagram: muitas crianças o atacaram por conta de sua atuação no debate sobre segurança infantil na internet, percebido como estopim da medida.

nova regra do Roblox pede que usuários comprovem idade por meio da verificação facial: crianças abaixo dos 9 anos só podem usá-lo com autorização dos pais ou responsáveis, enquanto as acima dos 13 só podem interagir com usuários de idades próximas.

Em comunicado, a administração da plataforma afirma que a regra visa evitar que menores de 16 anos se comuniquem com adultos. Testes regionais já haviam sido feitos pela Roblox em dezembro de 2025.

As novas restrições de idade para uso do chat, de acordo com comunicado da plataforma de jogos virtuais (Imagem: Roblox/Divulgação)
As novas restrições de idade para uso do chat, de acordo com comunicado da plataforma de jogos virtuais (Imagem: Roblox/Divulgação)

Vale lembrar que o Roblox já foi utilizado em outros países por protestantes: nos Estados Unidos, manifestações online na plataforma criticaram a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) na cidade de Los Angeles.

Problemas relacionados a predadores infantis e exposição de crianças a adultos levaram a plataforma a modificar os mecanismos de moderação e políticas de comunicação global dentro do jogo várias vezes, tendo precedentes desde muito antes da medida recente.

VÍDEO | Novas regras no Roblox! 🚨 Crianças menores de 9 anos agora precisam de autorização dos pais

*Com informações de Canal Tech

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *