Água com quiabo: bebida viraliza nas redes por auxiliar na perda de peso e diminuir o colesterol; entenda
De textura viscosa, a planta é rica em fibra alimentar solúvel conhecida como mucilagem, que pode melhorar a saúde intestinal
Ele pode ter um gosto forte e que uma grande parte das pessoas não gosta, mas o quiabo é uma planta rica em fibra alimentar solúvel conhecida como mucilagem, que pode melhorar a saúde intestinal, auxiliar na perda de peso e até mesmo reduzir os níveis de colesterol.
De textura viscosa, o quiabo virou assunto nas redes sociais com entusiastas da saúde criando uma bebida do vegetal. Segundo eles, é só adicionar o vegetal à água, coando a planta e consumindo o líquido viscoso resultante. O especialista em saúde e nutrição Karan Raj defendeu a mistura.
“Se você quer melhorar a saúde do seu intestino, beber água de quiabo pode realmente ajudar. Quando você mistura a mucilagem do quiabo com água, ela forma uma substância gelatinosa no seu intestino e esse gel absorve água, aumentando o volume das fezes, tornando-as espessas e suculentas”, explicou ele.
O especialista ainda afirma que a bebida também pode atuar com uma variedade de prebióticos para o microbioma intestinal, permitindo que bactérias benéficas se desenvolvam.
“Também retarda o trânsito gastrointestinal. É uma maneira elegante de dizer que a comida demora mais para passar pelo sistema digestivo. Você fica saciado por mais tempo, o que pode ajudar em qualquer esforço para perder peso”, disse.
A mucilagem também se liga ao colesterol no intestino, o que, segundo Raj, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade).
Mas há quem não queira beber essa água por achar nojento, duvidoso ou de gosto muito forte, por isso, Raj afirma que existe outras maneiras de aproveitar seus benefícios. “Se beber água com infusão de quiabo lhe parece um remorso com sabor de vegetais, você ficará feliz em saber que cozinhar e comer quiabo é ainda melhor para você”, afirmou.
A comida também fornece mucilagem, juntamente com micronutrientes e fibras insolúveis. O especialista disse ainda que o quiabo não é a única forma de obter a substância viscosa saudável para o intestino, e que podemos encontrá-la também em outras fontes vegetais, como: aloe vera, casca de psyllium, sementes de linhaça e sementes de chia.
*Com informações de Extra