Projeto Saber Brasilia

No dia 26 de novembro de 2025, o Espaço Israel Pinheiro, em Brasília, receberá o evento inaugural do Projeto SABER BRASÍLIA, uma parceria entre a Fundação Israel Pinheiro – FIP e a Universidade de Brasília – UnB, cujo objetivo principal é divulgar e discutir com um público amplo conhecimentos acadêmicos sobre a capital federal, relativamente a memória, história e sustentabilidade.

Estes temas constituem os eixos vocacionais do Espaço Israel Pinheiro, inspirados na trajetória da personagem histórica que lhe dá nome. Engenheiro de formação e primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro assumiu a responsabilidade de dirigir a construção da nova cidade, compreendendo os desafios que iam se apresentando em termos da nova história que ele ajudava a escrever e da nova sociedade que se impunha, com todas as suas contradições.

Passadas seis décadas da criação de Brasília, a vida da cidade e de seu entorno, em permanente transformação, exigem estudo e uma discussão que envolva toda a sociedade, principalmente em torno daqueles pilares já identificados por Israel Pinheiro no início da construção. Assim, por meio de eventos, o SABER BRASÍLIA pretende difundir, ao longo do ano, pesquisas recentes de jovens universitários que contribuam para a geração de novos conhecimentos. Os eventos ocorrerão presencialmente no Espaço Israel Pinheiro em um formato que privilegie a discussão pública e transmitidos ao vivo pelo Youtube.

O primeiro evento do Projeto SABER BRASÍLIA contará com a palestra da pesquisadora Marina Salgado Pinto, intitulada A história ambiental do DF e as contradições da cidade parque.

Bacharela e licenciada em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB, 2015), Marina Salgado Pinto mestre em História Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integrou o Laboratório História e Natureza (LabHeN). Sua trajetória acadêmica articula História Ambiental, História Ambiental Urbana, Ecofeminismo Materialista, Teoria da Reprodução Social e Divisão Sexual do Trabalho, com foco nas interações entre gênero, sociedade e meio biofísico.

Os eventos o Projeto SABER BRASÍLIA são gratuitos, destinado a pesquisadores, estudantes, professores e todos aqueles interessados na história e na memória de Brasília. Sem necessidade de inscrição, estão abertos a todos aqueles que quiserem participar. Ao final teremos um bate-papo com a pesquisadora e um espaço para confraternização e troca de informações.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *