A Megascolides australis é encontrada somente em uma região do país, à beira do Rio Bass

O rio australiano que é lar das maiores minhocas do mundo

Tudo que sabemos sobre os animais parece não valer quando falamos sobre a fauna australiana, em especial se tratando do tamanho das mais variadas espécies existentes no país – e as minhocas não estão excluídas de tal imensa noção. Assim como os mais venenosos animais estão na Austrália, também estão por lá os maiores: além de morcegos do tamanho de pessoas e insetos maiores que um palmo, no vale do Rio Bass, ao sudeste do estado de Victoria, se encontra a Minhoca gigante de Gippsland – e se as singelas minhocas brasileiras causam aflição em algum leitor, melhor parar por aqui, pois se trata simplesmente da maior minhoca do mundo.

A minhoca australiana pode chegar a três metros de extensão

De nome científico Megascolides australis, tais animais tem um tamanho médio de 80 centímetros, e se uma minhoca de quase um metro pode causar espanto, vale deixar claro que em alguns casos a Minhoca gigante de Gippsland pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 700 gramas. Curiosamente esse incrível animal passa quase que a totalidade de sua vida debaixo da terra, e atualmente só é encontrado na área à beira do rio – quando foi descoberto, em meados do século XIX durante o estabelecimento de fazendas na região, eram animais abundantes, originalmente confundidos com um estranho tipo de cobra.

Os motivos para o crescimento incomum não são claros

Rapidamente, porém, se concluiu que a espécie simplesmente não passava do que parece: uma minhoca gigante. A espécie possui uma incrível capacidade de sobreviver em locais onde o solo se encontra afetado e sem vegetação superior – em terrenos argilosos e úmidos – e coloca somente um ovo por ano: os filhotes das Megascolides australis já nascem com singelos 20 centímetros, e cada animal pode viver anos e mesmo superar uma década de vida se alimentando de fungos, bactérias e micróbios em geral.

A Megascolides australis é encontrada somente em uma região do país, à beira do Rio Bass

A minhoca do Rio Bass é gigante, porém rara, e só costuma aparecer na superfície quando uma mudança radical ocorre em seu habitat, como uma chuva muito intensa. Apesar da dimensão e da aparência, trata-se de um animal especialmente frágil, e a manipulação indevida pode ferir ou mesmo matá-la. Curiosamente, apesar de ser reconhecida como a maior espécie invertebrada do mundo, não se trata da maior minhoca individual já descoberta: segundo o Guinness Book, a maior minhoca já encontrada era da espécie Microchaetus rappi, localizada na África do Sul com inacreditável 6,7 metros.

Nos casos mais extremos a minhoca pode se aproximar do peso de 1 quilo

*Com informações do Hypeness.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *