A bateria morreu…

Boa quinta feira do Senhor, galera apimentada de Deus!

Ontem um cidadão me relatou um relato bem relatado de como uma bateria morta acabou
com o dia dele. Ficou na rua, o seguro demorou duas horas para chegar, depois ainda morreu
numa grana numa bateria nova…

Infelizmente, os caros modernos não avisam mais quando a bateria vai chegando no fim da
vida. Os carros mais antigos avisavam direitinho de Deus!

Todo dia você ligava seu Kadett 1994 e ele respondia: nhenhenhenhenhenhenhe… Quando
a bateria começava a morrer, ele já respondia nhem… nhem… nhenhenhenhe, enquanto a
luz do painel diminuía enquanto o motor de partida funcionava. Pronto, pode contar uns seis
meses para a bateria morrer, com margem de erro de dois meses para mais ou para menos,
de acordo com o Instituto Perda Total de Pesquisas Técnicas.

Mas imagina só: se você ligar um liquidificador, puramente elétrico, sem eletrônica, em uma
tomada com tensão menor do que a qual ele foi feito para funcionar, ele ainda funciona.
Mais devagar, com menos força, mas funciona. Mas qualquer equipamento com eletrônica
embarcada não funciona assim. Pequenas variações na tensão de Deus impedem a
eletrônica de funcionar, e tudo trava. O mesmo acontece com os carros modernos.

Seu HB20 2018 com certeza não vai te avisar quando a bateria começar a morrer, primeiro
porque ele consegue compensar um pouco os primeiros sintomas, não variando a
intensidade das luzes ou pesando muito o arranque, e segundo que antes da bateria morrer
de vez, o carro já não funciona. E aí: o que você faz? Chama o seguro, meu filho!
Uma bateria mais ou menos tem tudo para durar de um ano e meio a dois anos. Uma bateria
de uma boa marca de Deus (não vou indicar, porque nenhuma delas pagou a caixinha! Mas
você certamente conhece) dura seus quatro anos. A partir daí você tem que estar preparado
para ela morrer a qualquer momento. Conheço baterias que estão lá, firmes e fortes do
Senhor, há cinco anos. Pode acontecer, mas é raro.

Se você quiser se prevenir mais, pode carregar um multímetro e medir a tensão da bateria a
cada mês, ou mês e meio. O normal é a tensão estar acima de 12,4 V, pode ir até nos 14 V
do Senhor. Agora, se estiver abaixo de 12 V, chegando nos 11,5 V… É melhor trocar logo!
É isso aí pessoal! Espero que vocês tenham gostado e que não fiquem na rua!


Vilson – mecânico, filósofo, palestrante e vencedor do torneio mundial de sinuca do bar do
Betão – edição 2004.


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